Notícias

25/07/2023

5 Motivos para Considerar Dados Como um Produto

Empresas de todos os portes e segmentos estão implementando cada vez mais novas tecnologias em seus processos. Isso porque as inovações são capazes de aumentar a produtividade, reduzir os custos, eliminar falhas e, como consequência, impulsionar os resultados dos negócios.

É por isso que atualmente os dados são considerados os ativos mais valiosos. Aliás, é através da análise de dados, ou Data Analytics, que as decisões são tomadas com mais assertividade. Afinal, fornecem informações extremamente importantes sobre o consumidor, desempenho de todos os setores, definição de metas, previsão de tendências, entre tantos outros pontos.

Quer conhecer a fundo a importância da análise de dados para uma empresa? Então, acompanhe o post e descubra os principais.

1. Entender o comportamento do público-alvo

Compreender a fundo o comportamento do seu público-alvo é uma enorme vantagem que o Data Analytics oferece. Com essas informações é possível criar campanhas mais direcionadas tanto para atrair quanto para reter clientes ou, ainda, para aumentar o ticket médio.

Isso porque ao conhecer o seu público, você conseguirá adequar não apenas a estratégia de marketing, como também poderá fazer mudanças em seus produtos ou serviços para que ele atenda com perfeição às necessidades do consumidor, aumentando seu interesse.

2. Obter insights

Os relatórios gerados são feitos com base em dados reais. Desse modo, ao analisá-los, é possível identificar oportunidades valiosas para o seu negócio. Ainda, consegue-se entender onde estão as falhas e, com isso, traçar as melhores estratégias para eliminá-los, melhorando o desempenho da empresa em qualquer departamento.

Para isso, é importante selecionar os melhores indicadores para cada atividade, como índice de turnover, taxa de sucesso em vendas, valor de ticket médio, custo de aquisição de clientes, lifetime value, entre tantos outros.

3. Melhorar a produtividade

A análise de dados também é fundamental para aumentar o desempenho do negócio.

Com a coleta de dados é possível ter um controle mais seguro de todas as atividades exercidas na empresa. Além disso, com uma análise atenta das informações, pode-se identificar gargalos e pontos de melhoria.

Como resultado, há o aumento da produtividade que significa melhora dos lucros da empresa.

4. Traçar estratégias assertivas

As decisões serão sempre embasadas em dados reais. Além disso, o Data Analytics permite fazer projeções realistas. Com isso, o gestor consegue antecipar ações para, por exemplo, evitar ou minimizar problemas.

Outro ponto importante é o cruzamento de dados que possibilita comparar e estimar índices de outros setores, como os do mercado. Ou seja, não se limita aos indicadores da própria empresa.

Como a tecnologia está cada vez mais avançada, a coleta e análise de dados é feita em tempo muito curto e, na maioria dos casos, é feita até mesmo em tempo real. Isto significa que as tomadas de decisões sobre as melhores estratégias são feitas rapidamente.

5. Redução de custos

Como mencionamos, a análise de dados faz com que haja um controle maior sobre todo o processo produtivo. Também permite identificar gargalos e desperdícios, além de fazer com que a produtividade aumente. Como resultado, há a redução de custos, que resulta em lucros maiores para a empresa, que pode investir o valor em sua expansão.

Como você viu, a análise de dados é indispensável não apenas para uma empresa sobreviver no mercado, como também para o seu crescimento e destaque no mercado. Quanto mais eficiente for a coleta, mineração e avaliação das informações, melhores serão seus resultados.

Percebeu a importância da análise de dados no contexto virtual? Além disso, é praticamente impossível hoje em dia que uma empresa sobreviva fora desse ambiente.

Conheça as soluções Artycs para análise de dados!

NEWS

Veja aqui as últimas notícias

Para quem quer estar à frente quando o tema é transformação digital
Ver tudo