Notícias
IA no Varejo: Como a Tecnologia Está Transformando a Experiência do Consumidor
Afinal, como Analytics e a IA remodela o varejo? Confira!
O consumidor atual, considerado 5.0, é cada vez mais exigente quanto aos lugares onde consome. Por isso, empresas de varejo que aplicam a Inteligência Artificial (IA), capazes de personalizar e agilizar o atendimento, além de melhorar a tomada de decisão, podem ser preferidas.
Isso porque sem esse recurso tecnológico, torna-se mais difícil acompanhar as demandas dos consumidores e satisfazê-los. Logo, facilmente o seu varejo pode ficar para trás, diminuindo os lucros por causa de outros negócios que souberam usar a IA.
Percebe como a IA no varejo pode ser importante? Continue a leitura e saiba mais sobre os benefícios da analytics (análise de dados) no segmento!
O que é análise de dados de varejo?
Trata-se da coleta de informações sobre público-alvo, vendas, estoque e outros dados relevantes do varejo. Isso permite descobrir tendências e tomar melhores decisões. Afinal, passa a existir mais embasamento em informações sobre o que os clientes buscam e como anda o varejo.
Quais são os tipos de análise de varejo?
Existem 4 tipos de análise de varejo, cada uma com sua relevância, como:
- análise descritiva – construção de informações sobre o desempenho passado e presente da empresa;
- análise de diagnóstico – busca de possíveis problemas que atrasam a corporação;
- análise preditiva – detecção de quais problemas podem afetar o varejo futuramente;
- análise prescritiva – sinaliza aos varejistas o que deve ser feito para melhorar o desempenho corporativo.
Quais vantagens a IA oferece ao varejo?
Como visto, a Inteligência Artificial oferece diversas vantagens, por analisar uma série de dados estratégicos. A seguir mais sobre os pontos positivos oferecidos pela IA!
Oferece experiências personalizadas
A IA entende quais são as principais queixas e até os elogios do público. Então, ela contribui para que o varejo desenvolva soluções pensadas nisso, elevando a satisfação dos consumidores. Outro ponto positivo é a possibilidade de medir o envolvimento dos clientes com as estratégias criadas.
Previsão de demanda
A IA ajuda a entender os comportamentos e as tendências do público, prevendo demandas. Então, a tomada de decisão do varejo tende a ser muito mais alinhada com os interesses dele, o que eleva a possibilidade de satisfação. Por exemplo, a empresa pode solicitar uma quantidade maior ou menor de produtos no estoque, conforme as demandas previstas.
Automatização do inventário
O gerenciamento de estoque é um desafio de qualquer negócio. Afinal, deixar produtos em falta pode fazer o varejo ser trocado pela concorrência. Do mesmo modo, o excesso de itens traz prejuízos ao negócio, principalmente quando eles são perecíveis.
Assim, a IA é benéfica por automatizar a gestão, como ao coletar informação de câmera, sensores etc. Essas informações facilitam o controle de entradas e saídas no inventário, melhorando a experiência de compras.
Então, tirou suas principais dúvidas sobre o papel da IA, também chamada AI, no setor de varejo? Conforme mencionado, a tecnologia de analytics traz diversos benefícios, como automatização do inventário, previsão de demandas, personalização das experiências de compra etc.
Nós do Artycs podemos ajudá-lo com soluções de IA no varejo. Quer saber como? Entre em contato conosco e descubra!
Veja aqui as últimas notícias
Maximize a Eficiência e Reduza Custos com Agentes de IA
A ServiceNow, líder em transformação digital com IA, anunciou recentemente… Continuar lendo Maximize a Eficiência e Reduza Custos com Agentes de IA
Líderes Empresariais e o Uso de Plataformas de IA para Transformação Digital
A transformação digital impulsionada pela IA Generativa (GenAI) está moldando… Continuar lendo Líderes Empresariais e o Uso de Plataformas de IA para Transformação Digital
Automação Inteligente e Observabilidade em Ambientes Multicloud
A crescente adoção de ambientes multicloud pelas empresas trouxe novos… Continuar lendo Automação Inteligente e Observabilidade em Ambientes Multicloud
ServiceNow Summit 2024 em São Paulo: Transformação Digital e Inovação em Destaque
No dia 28 de agosto de 2024, São Paulo foi… Continuar lendo ServiceNow Summit 2024 em São Paulo: Transformação Digital e Inovação em Destaque
Automatizando o Sucesso: Explorando o RPA no ServiceNow
A automação de processos tem se tornado uma peça-chave na… Continuar lendo Automatizando o Sucesso: Explorando o RPA no ServiceNow
Inovação Além das Expectativas: Como a IA Generativa Está Moldando o Futuro do Atendimento ao Cliente para as Gerações X e Y
Nos últimos anos, a inteligência artificial (IA) tem revolucionado diversos… Continuar lendo Inovação Além das Expectativas: Como a IA Generativa Está Moldando o Futuro do Atendimento ao Cliente para as Gerações X e Y
Estratégia Data + IA: Foco na Plataforma
A chave para uma boa inteligência artificial (IA) é ter… Continuar lendo Estratégia Data + IA: Foco na Plataforma
Plataformas de Inteligência de Dados: O Futuro da Gestão de Dados Impulsionado pela IA
Nos últimos anos, a observação de que “o software está… Continuar lendo Plataformas de Inteligência de Dados: O Futuro da Gestão de Dados Impulsionado pela IA