Notícias
IA no Varejo: Como a Tecnologia Está Transformando a Experiência do Consumidor
Afinal, como Analytics e a IA remodela o varejo? Confira!
O consumidor atual, considerado 5.0, é cada vez mais exigente quanto aos lugares onde consome. Por isso, empresas de varejo que aplicam a Inteligência Artificial (IA), capazes de personalizar e agilizar o atendimento, além de melhorar a tomada de decisão, podem ser preferidas.
Isso porque sem esse recurso tecnológico, torna-se mais difícil acompanhar as demandas dos consumidores e satisfazê-los. Logo, facilmente o seu varejo pode ficar para trás, diminuindo os lucros por causa de outros negócios que souberam usar a IA.
Percebe como a IA no varejo pode ser importante? Continue a leitura e saiba mais sobre os benefícios da analytics (análise de dados) no segmento!
O que é análise de dados de varejo?
Trata-se da coleta de informações sobre público-alvo, vendas, estoque e outros dados relevantes do varejo. Isso permite descobrir tendências e tomar melhores decisões. Afinal, passa a existir mais embasamento em informações sobre o que os clientes buscam e como anda o varejo.
Quais são os tipos de análise de varejo?
Existem 4 tipos de análise de varejo, cada uma com sua relevância, como:
- análise descritiva – construção de informações sobre o desempenho passado e presente da empresa;
- análise de diagnóstico – busca de possíveis problemas que atrasam a corporação;
- análise preditiva – detecção de quais problemas podem afetar o varejo futuramente;
- análise prescritiva – sinaliza aos varejistas o que deve ser feito para melhorar o desempenho corporativo.
Quais vantagens a IA oferece ao varejo?

Como visto, a Inteligência Artificial oferece diversas vantagens, por analisar uma série de dados estratégicos. A seguir mais sobre os pontos positivos oferecidos pela IA!
Oferece experiências personalizadas
A IA entende quais são as principais queixas e até os elogios do público. Então, ela contribui para que o varejo desenvolva soluções pensadas nisso, elevando a satisfação dos consumidores. Outro ponto positivo é a possibilidade de medir o envolvimento dos clientes com as estratégias criadas.
Previsão de demanda
A IA ajuda a entender os comportamentos e as tendências do público, prevendo demandas. Então, a tomada de decisão do varejo tende a ser muito mais alinhada com os interesses dele, o que eleva a possibilidade de satisfação. Por exemplo, a empresa pode solicitar uma quantidade maior ou menor de produtos no estoque, conforme as demandas previstas.
Automatização do inventário
O gerenciamento de estoque é um desafio de qualquer negócio. Afinal, deixar produtos em falta pode fazer o varejo ser trocado pela concorrência. Do mesmo modo, o excesso de itens traz prejuízos ao negócio, principalmente quando eles são perecíveis.
Assim, a IA é benéfica por automatizar a gestão, como ao coletar informação de câmera, sensores etc. Essas informações facilitam o controle de entradas e saídas no inventário, melhorando a experiência de compras.
Então, tirou suas principais dúvidas sobre o papel da IA, também chamada AI, no setor de varejo? Conforme mencionado, a tecnologia de analytics traz diversos benefícios, como automatização do inventário, previsão de demandas, personalização das experiências de compra etc.
Nós do Artycs podemos ajudá-lo com soluções de IA no varejo. Quer saber como? Entre em contato conosco e descubra!
Veja aqui as últimas notícias
Inspeção de Qualidade Inteligente com Visão Computacional
Qualidade como Diferencial Competitivo No cenário industrial atual, garantir qualidade… Continuar lendo Inspeção de Qualidade Inteligente com Visão Computacional
Como transformar sua relação com clientes usando CRM inteligente
O mercado de Customer Relationship Management (CRM) vive um momento… Continuar lendo Como transformar sua relação com clientes usando CRM inteligente
Artycs Patrocina o ServiceNow Summit São Paulo 2025
O ServiceNow Summit São Paulo acontece no dia 21 de… Continuar lendo Artycs Patrocina o ServiceNow Summit São Paulo 2025
De GRC Reativo para GRC Preditivo com IA e ServiceNow
Muitas organizações ainda operam com uma abordagem reativa em seus… Continuar lendo De GRC Reativo para GRC Preditivo com IA e ServiceNow
5 Casos de Visão Computacional Transformando o Varejo
O varejo está passando por uma transformação silenciosa, impulsionada pelo… Continuar lendo 5 Casos de Visão Computacional Transformando o Varejo
Governança, Risco e Conformidade: o Alicerce da Inovação Sustentável
No cenário atual, onde a transformação digital avança a passos… Continuar lendo Governança, Risco e Conformidade: o Alicerce da Inovação Sustentável
Automação Inteligente: Os Novos Agentes de IA da ServiceNow
Bem-vindo à nova era de colaboração entre humanos e inteligência… Continuar lendo Automação Inteligente: Os Novos Agentes de IA da ServiceNow
Artycs no SNUG 2025: Patrocinadora Estratégica do Maior Evento de ServiceNow
A contagem regressiva para o SNUG 2025 já começou! A Artycs tem o prazer… Continuar lendo Artycs no SNUG 2025: Patrocinadora Estratégica do Maior Evento de ServiceNow












