Notícias
IA no Varejo: Como a Tecnologia Está Transformando a Experiência do Consumidor
Afinal, como Analytics e a IA remodela o varejo? Confira!
O consumidor atual, considerado 5.0, é cada vez mais exigente quanto aos lugares onde consome. Por isso, empresas de varejo que aplicam a Inteligência Artificial (IA), capazes de personalizar e agilizar o atendimento, além de melhorar a tomada de decisão, podem ser preferidas.
Isso porque sem esse recurso tecnológico, torna-se mais difícil acompanhar as demandas dos consumidores e satisfazê-los. Logo, facilmente o seu varejo pode ficar para trás, diminuindo os lucros por causa de outros negócios que souberam usar a IA.
Percebe como a IA no varejo pode ser importante? Continue a leitura e saiba mais sobre os benefícios da analytics (análise de dados) no segmento!
O que é análise de dados de varejo?
Trata-se da coleta de informações sobre público-alvo, vendas, estoque e outros dados relevantes do varejo. Isso permite descobrir tendências e tomar melhores decisões. Afinal, passa a existir mais embasamento em informações sobre o que os clientes buscam e como anda o varejo.
Quais são os tipos de análise de varejo?
Existem 4 tipos de análise de varejo, cada uma com sua relevância, como:
- análise descritiva – construção de informações sobre o desempenho passado e presente da empresa;
- análise de diagnóstico – busca de possíveis problemas que atrasam a corporação;
- análise preditiva – detecção de quais problemas podem afetar o varejo futuramente;
- análise prescritiva – sinaliza aos varejistas o que deve ser feito para melhorar o desempenho corporativo.
Quais vantagens a IA oferece ao varejo?
Como visto, a Inteligência Artificial oferece diversas vantagens, por analisar uma série de dados estratégicos. A seguir mais sobre os pontos positivos oferecidos pela IA!
Oferece experiências personalizadas
A IA entende quais são as principais queixas e até os elogios do público. Então, ela contribui para que o varejo desenvolva soluções pensadas nisso, elevando a satisfação dos consumidores. Outro ponto positivo é a possibilidade de medir o envolvimento dos clientes com as estratégias criadas.
Previsão de demanda
A IA ajuda a entender os comportamentos e as tendências do público, prevendo demandas. Então, a tomada de decisão do varejo tende a ser muito mais alinhada com os interesses dele, o que eleva a possibilidade de satisfação. Por exemplo, a empresa pode solicitar uma quantidade maior ou menor de produtos no estoque, conforme as demandas previstas.
Automatização do inventário
O gerenciamento de estoque é um desafio de qualquer negócio. Afinal, deixar produtos em falta pode fazer o varejo ser trocado pela concorrência. Do mesmo modo, o excesso de itens traz prejuízos ao negócio, principalmente quando eles são perecíveis.
Assim, a IA é benéfica por automatizar a gestão, como ao coletar informação de câmera, sensores etc. Essas informações facilitam o controle de entradas e saídas no inventário, melhorando a experiência de compras.
Então, tirou suas principais dúvidas sobre o papel da IA, também chamada AI, no setor de varejo? Conforme mencionado, a tecnologia de analytics traz diversos benefícios, como automatização do inventário, previsão de demandas, personalização das experiências de compra etc.
Nós do Artycs podemos ajudá-lo com soluções de IA no varejo. Quer saber como? Entre em contato conosco e descubra!
Veja aqui as últimas notícias
Artycs – Knowledge 2024
Ansioso para o Knowledge 2024? Estamos na contagem regressiva para… Continuar lendo Artycs – Knowledge 2024
Como Aplicar Visão Computacional no Varejo
A visão computacional (computer vision) é um campo de estudo… Continuar lendo Como Aplicar Visão Computacional no Varejo
O Futuro dos Pagamentos com Open Banking
Cada vez mais estamos caminhando para um mundo cashless, ou… Continuar lendo O Futuro dos Pagamentos com Open Banking
System-to-System AI, Multi-Agentes, AI Enabled Workflow e Digital Teamwork: O Futuro da Inteligência Artificial
No panorama tecnológico em rápida evolução de hoje, a inteligência… Continuar lendo System-to-System AI, Multi-Agentes, AI Enabled Workflow e Digital Teamwork: O Futuro da Inteligência Artificial
Onde aplicar Analytics, Machine Learning e a mais recente evolução IA Generativa
2023 é o ano da inteligência artificial; nunca antes se… Continuar lendo Onde aplicar Analytics, Machine Learning e a mais recente evolução IA Generativa
Maratona de Inovação Sem Parar
A busca incessante por inovação é uma constante no mundo… Continuar lendo Maratona de Inovação Sem Parar
Dados e Petróleo: entenda a importância para os negócios!
Com o aumento exponencial da transformação digital, a análise de… Continuar lendo Dados e Petróleo: entenda a importância para os negócios!
Como Aumentar suas Vendas com Sistema de Recomendação e IA
Você já ficou em dúvida quanto ao que assistir na… Continuar lendo Como Aumentar suas Vendas com Sistema de Recomendação e IA