Notícias

15/04/2024

O Futuro dos Pagamentos com Open Banking

Cada vez mais estamos caminhando para um mundo cashless, ou seja, sem o uso do dinheiro vivo. Esse avanço permite a criação de soluções financeiras sob medida para experiência de pagamento de cada pessoa. A pandemia acelerou esse processo em alguns anos, mas ele aconteceria naturalmente, mesmo que ela não tivesse acorrido.

O motivo é bem simples: o open bank oferece muito mais segurança e comodidade para seus usuários. No Brasil ele já caminha para oferecer opções de pagamento que vão além do PIX, como o pagamento de boletos em estabelecimentos comerciais e um mercado financeiro descentralizado, que utiliza o compartilhamento de dados e a IA (Inteligência Artificial) para facilitar a vida de seus clientes.

Sendo assim, falaremos um pouco mais sobre quais são as principais diferenças entre os modelos bancários tradicionais e as opções open finance. Desse modo, você poderá entender como essas mudanças impactarão positivamente a sua vida. 

Mais segurança

Um dos principais benefícios do open finance é a rastreabilidade das transações. Diferentemente do que acontece com o dinheiro vivo, que uma vez roubado ou perdido é quase impossível de se localizar, qualquer operação realizada por meio do open banking poderá ser rastreada em segundos, mostrando a origem e o destino de qualquer quantia.

Transferências instantâneas

No modelo bancário tradicional, transações como o DOC e o TED podem levar até mais de 48 horas para compensar. Um cheque depositado em uma conta bancária convencional, só terá a quantia disponível para a movimentação no dia seguinte, e dependendo do valor, poderá levar até mais tempo.

Quando falamos em open banking, todas as operações ocorrem instantaneamente. Além disso, também dispensa a burocracia que exige o uso de papel, tornado modelo bancário muito mais sustentável para o meio ambiente.

Transações de baixo custo

Outro ponto que deve ser considerado nas operações realizadas por meio do open banking é o custo delas. Praticamente todas as transações são gratuitas. Quando existem taxas elas são referentes a opções como o saque de dinheiro vivo em caixas eletrônicos, por exemplo. O que, a cada dia, vem se tornando menos necessário.

Em contrapartida, os bancos convencionais cobram taxas em praticamente todas as suas transações, sem contar com as tarifas de manutenção das contas.

Pagamentos em tempo real

Os pagamentos em tempo real proporcionados pelo open banking são uma tremenda vantagem para quem deseja decolar o seu negócio. Hoje em dia, é possível realizar a confirmação das transações na hora em que elas são realizadas, permitindo ao comerciante, por exemplo, liberar mercadorias ou prestar serviços de modo imediato e sem o risco de “calotes”.

Cashback e premiações

Os cashbacks e premiações são outros grandes atrativos oferecidos pelo open banking. Esse tipo de recurso estimula o uso o modelo e, até mesmo, motiva a compra em estabelecimentos que o oferecem como meio de pagamento.

A presença cada vez mais ampla do open banking no dia a dia das pessoas e empresas é inevitável. Com tantas vantagens para instituições e clientes, se torna impossível fugir desse futuro que já chegou para facilitar a vida de todos nós.

Gostou do nosso artigo e deseja saber como a Artycs pode ajudar você? Entre em contato!

NEWS

Veja aqui as últimas notícias

Para quem quer estar à frente quando o tema é transformação digital
Ver tudo

Conhecendo o Creator Studio

Creator Studio foi lançado em 9 de maio de 2024,… Continuar lendo Conhecendo o Creator Studio

Artycs – Knowledge 2024

Ansioso para o Knowledge 2024? Estamos na contagem regressiva para… Continuar lendo Artycs – Knowledge 2024

Como Aplicar Visão Computacional no Varejo

A visão computacional (computer vision) é um campo de estudo… Continuar lendo Como Aplicar Visão Computacional no Varejo

O Futuro dos Pagamentos com Open Banking

Cada vez mais estamos caminhando para um mundo cashless, ou… Continuar lendo O Futuro dos Pagamentos com Open Banking