Notícias

04/06/2024

Conhecendo o Creator Studio

Creator Studio foi lançado em 9 de maio de 2024, A ServiceNow está entusiasmada em compartilhar uma nova experiência de desenvolvimento de aplicativos, projetada como um novo ponto de entrada para que os usuários de negócios utilizem verdadeiramente sua expertise em processos para automatizar, simplificar e gerenciar seu próprio trabalho.

Nas próximas semanas, irão postar semanalmente para fornecer uma visão geral do que é o Creator Studio, como usá-lo, como integrá-lo à sua infraestrutura de desenvolvimento existente e como ele pode ajudar a fazer grandes diferenças na sua organização em um curto espaço de tempo.

O que é o Creator Studio?

O Creator Studio da ServiceNow é uma inovação para não-desenvolvedores, oferecendo um ambiente guiado e fácil de usar para construir aplicativos baseados em solicitações. Ao quebrar barreiras tradicionais, ele capacita especialistas em processos de negócios a transformar suas ideias de automação em soluções tangíveis sem a necessidade de amplo conhecimento em codificação.

Embora não seja destinado a substituir ferramentas de desenvolvimento existentes como o App Engine Studio, o Creator Studio os complementa, proporcionando um novo ponto de entrada para a criação de aplicativos. Esta abordagem inovadora representa uma mudança de paradigma na forma como percebemos o desenvolvimento de aplicativos na plataforma ServiceNow, abrindo-o para um público mais amplo e permitindo que mais usuários contribuam com sua expertise em processos para aplicativos reais.

Introdução ao Creator Studio

Quando um usuário faz login no aplicativo Creator Studio, dependendo do nível de acesso (completo ou limitado), ele verá todas as aplicações a que tem direito e pode solicitar acesso àquelas que não possui. Se tiver acesso completo ao Creator Studio, poderá criar um novo aplicativo clicando no botão “Criar Aplicativo” no canto superior esquerdo.

Em artigos futuros, discutiremos os aplicativos do Creator Studio, sua estrutura, semelhanças com outros aplicativos e suas diferenças. Mas, por enquanto, o principal a lembrar é que cada novo aplicativo do Creator Studio é criado em seu próprio Escopo, o que protege a integridade dos dados desse aplicativo.

Cada aplicativo em escopo no Creator Studio pode conter múltiplos formulários, o que é uma nova maneira excelente de desenvolver aplicativos, permitindo que departamentos individuais tenham muitos formulários de entrada, mas mantendo o licenciamento, a gestão de dados e a manutenção simplificados e eficientes.

Construindo um App no Creator Studio

Ao construir um aplicativo com o Creator Studio, há três áreas principais que você usará para construir seu aplicativo: Criação de Formulários, Automação e Espaço de Trabalho.

Criação de Formulários

O construtor de formulários fornece um conjunto de componentes de formulário configuráveis, permitindo ao usuário alterar rótulos, fornecer texto explicativo, adicionar tipos de campo necessários, referenciar dados e simplesmente construir seu item de catálogo como o primeiro componente do aplicativo.

Automação com Playbook

Sob o capô das Automations do Creator Studio estão os Playbooks, uma das peças mais poderosas do Creator Studio, permitindo que os proprietários de processos traduzam sua expertise em processos em automações poderosas com um conjunto simplificado de componentes do Process Automation Designer. Os usuários adicionam gatilhos para determinar quando as tarefas são executadas e podem adicionar e modificar etapas do processo usando o diagrama visual ou a visualização Kanban.

Espaço de Trabalho

O espaço de trabalho unificado do Creator Studio fornece aos realizadores de aplicativos uma única área onde podem acessar suas próprias listas filtradas de solicitações de aplicativos enviadas. Cada aplicativo do Creator Studio reside dentro deste mesmo espaço de trabalho do Creator Studio, proporcionando uma experiência de realização conveniente, sem a sobrecarga de criar e manter múltiplos espaços de trabalho. Como cada aplicativo criado tem seu próprio papel de agente automaticamente criado, quando um indivíduo faz login no espaço de trabalho do Creator Studio, verá apenas os aplicativos do Creator Studio para os quais tem permissão de acesso através desse papel.

Implantação

Depois de construir um formulário de entrada, criar a automação de etapa única e configurar o espaço de trabalho, o passo final é submeter o aplicativo para implantação. O Creator Studio se integra nativamente ao App Engine Management Center e usa pipelines para implantar aplicativos, proporcionando um método configurável para implantação em instâncias. Usar pipelines simplifica o processo de governança e elimina a necessidade de os desenvolvedores do Creator Studio se preocuparem com configurações de implantação. Quando você cria seu aplicativo do Creator Studio, obtém seu próprio escopo de aplicativo (e papéis associados), o que ajuda a encapsular todos os componentes desenvolvidos em um pacote facilmente implantável. As implantações por pipeline dão aos administradores controle total para decidir quais aplicativos podem ser promovidos para suas instâncias de produção através do App Engine Management Center. Uma vez aprovado pelos administradores, o aplicativo pode então ser usado em toda a organização.

O Creator Studio democratiza o desenvolvimento de aplicativos na plataforma ServiceNow, permitindo que especialistas em processos criem soluções automatizadas de forma acessível e eficiente. Com ferramentas intuitivas e integradas, como o construtor de formulários, automação com Playbooks e espaço de trabalho unificado, ele facilita a criação de aplicativos robustos e personalizados, alinhados às melhores práticas de governança e implantação. 

NEWS

Veja aqui as últimas notícias

Para quem quer estar à frente quando o tema é transformação digital
Ver tudo

Conhecendo o Creator Studio

Creator Studio foi lançado em 9 de maio de 2024,… Continuar lendo Conhecendo o Creator Studio

Artycs – Knowledge 2024

Ansioso para o Knowledge 2024? Estamos na contagem regressiva para… Continuar lendo Artycs – Knowledge 2024

Como Aplicar Visão Computacional no Varejo

A visão computacional (computer vision) é um campo de estudo… Continuar lendo Como Aplicar Visão Computacional no Varejo

O Futuro dos Pagamentos com Open Banking

Cada vez mais estamos caminhando para um mundo cashless, ou… Continuar lendo O Futuro dos Pagamentos com Open Banking